Bandhas e Mudras

O objetivo principal do curso é aprofundar a prática do hatha yoga para aqueles que tem interesse, onde o aprofundamento é capaz de despertar um novo olhar para a prática. Serão ensinadas detalhadamente as técnicas, mas tão importante quanto isso, é aprender a sentir seus efeitos. Essas sensações devem ser muito concretas, no corpo do praticante. Não se trata de adentrar um universo de misticismo que encobre o entendimento, mas de procurar trazer clareza e simplicidade para que possa efetivamente trazer resultados de transformação na prática individual.

O aprofundamento na prática, invariavelmente passa pela integração entre as várias técnicas existentes e os bandhas e mudras tem justamente essa função integrativa. Um asana não é um asana sem o uso dos bandhas, da mesma forma um pranayama requer seu uso. Assim, vamos deixando de segmentar as técnicas e vamos passando a ter uma abordagem mais integrativa, que certamente é chave para o aprofundamento na prática e resulta em sensações mais interessantes.

Nos textos clássicos de hatha yoga, os mudras aparecem com muita ênfase, e segundo essa tradição, mudras não são posições de mãos ou gestos simbólicos, mas são técnicas complexas envolvendo posturas corporais, técnicas de respiração, visualizações e contrações (bandhas). Nesse caso, mudra pode ser traduzido por fechamento ou tampa. Os mudras tem um objetivo muito claro de manipulação das correntes internas de prana para o despertar de kundalini. Bandhas fazem parte do conjunto de mudras, mas tem especial importância. Bandha pode ser traduzido por amarra, união, prisão, corrente. Ou ainda por prender, contrair, amarrar, aprisionar. De maneira geral são contrações corporais especificas que atuam sobre os pranas e os chakras. No contexto do nosso curso, os bandhas são o eixo central, sendo complementados por algumas técnicas de mudras.

Depois de evoluir por 5 anos, o curso adquire um formato em 16 encontros, onde em cada aula um elemento vai sendo acrescentado. O curso faz um percurso ao longo do eixo da coluna vertebral, começando pelas técnicas da base e vai em direção à cabeça. É importante dizer que é um período curto para assimilação de todo conteúdo, então, repetir muitas vezes é fundamental para se obter domínio das técnicas e permitir que as experiências se manifestem. Esse curso online, é fruto das gravações de aulas presenciais e sempre que necessário serão disponibilizados conteúdos complementares, em texto, áudio ou video para compreensão das técnicas. Todo conteúdo do curso é baseado nos textos clássicos do hatha yoga e em experiência prática.

R$252,00

09 março

Início das vendas na plataforma

30 julho

Último dia para comprar o curso

Imediato

Início do curso na plataforma

Material

Arquivos em PDF para download

Apoio

Grupo de apoio Via WhatsApp

6 meses

Tempo de acesso ao conteúdo

Marcus Rojo
Marcus Rojo

Por ser filho de professores de yoga, pratica ao longo de toda sua vida, tendo iniciado com mais dedicação aos 17 anos, quando vai para a Índia pela primeira vez. Pós-graduado em yoga pela UniFMU – SP em 2004, tem se especializado nas técnicas tradicionais do hatha yoga. Co-fundador do IEPY – Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga, que tem como base a tradição do Instituto de Kaivalyadhama em Lonavla, Índia. Ministra aulas práticas de hatha yoga desde 2008 e passou a ser professor nos cursos de especialização do IEPY desde 2012, coordenando atividades práticas de aperfeiçoamento e assimilação de técnicas variadas. Nessa trajetória, teve o privilégio de conviver desde cedo com professores inspiradores, que contribuíram intensamente para sua formação. Tem graduação em Engenharia Química e pós-graduação em Administração de Empresas, tendo atuado também por 15 anos no ambiente corporativo

QUER RECEBER AS NOVIDADES?

Cadastre seu email no nosso banco de dados e receba tudo sobre cursos, vivências e retiros